PSICOPEDAGOGIA ATRAVÉS DA PALAVRA
“É PRECISO ROMPER O SILÊNCIO”
“No amor não existe medo antes o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. (1 Jo 4.18)

O medo, em psicologia, é uma reação emocional, tal como a alegria, a raiva. É uma resposta do organismo a tudo que ponha a vida em risco ou que possa parecer um risco. O medo permite evitar situações de real perigo que possam comprometer a integridade ou bem-estar do ser humano. Todas as pessoas sentem medo e precisa aprender a lidar com esse sentimento, e saber usá-lo ao seu próprio favor. Apesar de ser um sentimento que todos têm, nem sempre é fácil lidar corretamente com o medo das crianças, inclusive porque boa parte desses temores tem origem na imaginação delas. Os pais devem encarar o medo infantil como algo que faz parte da natureza das pessoas e que tem seu lado saudável. Mas, encarar como natural não significa ignorar. É preciso prestar atenção para perceber o que está provocando a sensação de ameaça. Como a criança pequena muitas vezes não consegue ainda discernir a realidade da fantasia, é preciso escutar a criança, respeitar sua angústia dando-lhe sustentabilidade. Mesmo que o risco seja imaginário, o sentimento da criança é real, e suas causas precisam ser investigadas.

No Halloween, a festa na qual milhões de americanos se fantasiam, surgiram temores nos Estados Unidos e Reino Unido, diante da aparição de “palhaços sinistros”, alguns deles carregando facas e machados, planejando roubos ou outros crimes. As informações sobre a existência de adeptos da onda dos “palhaços assustadores” cada vez mais próximos, têm levado medo e terror às crianças e adolescentes, e até mesmo para quem já não é tão novo assim. Relatos de aparições de palhaços aterrorizantes têm pipocado pelo mundo, causando uma histeria em massa. De acordo com a agência Reuters, indivíduos vestidos com roupas de palhaço assassinos, teriam perseguido pessoas e até crianças. A moda de pessoas vestindo máscaras aterradoras de palhaços tem se estendido por diversas cidades do Brasil. A vítima emblemática do Mc Donald,s, Ronald, um palhaço de cabelos vermelhos alaranjado, roupa marela, sapatos grandes e nariz vermelho, chamados de scary clowns, palhaço assustador, vêm provocando uma reação violenta na Cidade de Campinas. (Agência France Press) As crianças e os adolescentes em Campinas, como diz o Jornal do Correio, estão vivendo debaixo de traumas.

A não violência entende que o fim resulta dos meios, num ciclo de causas e efeitos que se correlacionam e se estendem num espiral evolutivo. Desta forma, a Paz não pode ser obtida por métodos violentos e repressivos. Quando Gandhi desenvolveu sua filosofia de não-violência, ele não encontrava uma palavra adequada para definí-la em inglês, então decidiu usar a palavra “sânscrita”, Satyagraha. Esta palavra é um termo hindu composto por duas palavras…”Satya”, que pode ser traduzida como verdade e “Agraha” que significa firmeza, constância. A teoria do Satyagraha influenciou o Pastor protestante Martin Luther King Jr. durante a campanha que ele liderou pelos direitos civis nos Estados Unidos da América. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Mas, o sinistro assustador assassino, apareceu para amedrotar a população negra, e assassinou o Pastor Martin Luther King Jr. em 4 de abril de 1968.

É preciso prestar atenção para perceber o que está provocando a sensação de ameaça. O abominável, não pode controlar a mente e a alma dos jovens. Deus quer entrar nas famílias para que Sua Glória invada as casas com Sua Presença. Mas, existem pais que criam temores de origem fantasiosa nos filhos para convencê-los a obedecer, como por exemplo…”Deus vai te castigar”. Essas ameaças tendem a criar uma ansiedade, amedrontando-as contra o próprio Deus do Amor. A educação tem como meta preparar para a “autonomia” e isso requer que a criança vá aprendendo a ter responsabilidade pelos seus atos. E isso não se faz pelo medo, mas sim pelo ensinamento sobre os perigos e a proteção em relação a riscos. A “Paz” é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. Derivada do latim Pacem=Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Paz também é um estado de espírito, onde o ser se encontra equilibrado e sereno, com isso, encontrando a sua total Paz interior. Mas, o abuso de poder é o ato ou efeito de impor a vontade de um sobre a de outro, tendo por base o exercício do poder, sem considerar as leis vigentes. O expoente máximo do abuso do poder é a submissão de outrem às diversas formas de escravidão. Portanto, é preciso criar projetos que tratam sobre emoções, e assim, trabalhar na raiz do problema dos traumas infantis.

É preciso romper o silêncio. Por que as pessoas tentam se matar? É difícil aceitar que uma criança ou adolescente possa querer se matar. Mais complicado ainda é explicar por que esse comportamento está em ascensão. O sentimento de abandono, a experiência de abusos físicos ou sexuais, a desorganização familiar, o desajustamento na escola ou em casa e a desesperança em relação ao futuro são alguns dos fatores que aparecem como motivadores. Pesquisa feita entre 15 e 19 anos manifestavam “ideação suicida”, ou seja, pensavam em se matar. A Violência Psicológica ou agressão emocional, tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. É um tipo de violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida. Existem várias formas de violência psicológica, como mobilização emocional da vítima para satisfazer a necessidade de atenção, carinho, importância, ou como a agressão dissimulada, em que o agressor tenta fazer com que a vítima se sinta inferior, dependente, culpada e aterrorizada. A atitude de oposição e aversão também é um caso de violência psicológica, em que o agressor toma certas atitudes com o intuito de provocar ou menosprezar a vítima, e as ameaças de mortes também são um caso de violência psicológica.

“FOBIA”, o que é isso? Um dos transtornos de ansiedade mais apresentado pelo ser humano. O medo é um sentimento inerente ao ser humano, pode ser definido como uma sensação de que algo ruim pode acontecer seguido de sintomas físicos que incomodam, ou como um sentimento vivenciado diante do perigo. Quando esse medo é excessivo e irracional em relação à ameaça, apresentando fortes sinais de perigo e acomapnhado de comportamento de evitação, quanto às situações causadoras do medo, é chamado de fobia, crise de pânico provocada em situações específicas. A Fobia é um dos transtornos de ansiedade mais apresentados pelo ser humano, e um dos distúrbios psicológicos mais estudados. Fobia origina-se do grego Phobia, que significa medo intenso, ou irracional, aversão, hostilidade. Os sintomas são..transpiração excessiva, taquicardia, náusea, vertigem, calafrios, dor no peito, sensação de falta de ar e formigamento. Palavras como…Apreensão, Fobia, Medo, Pânico, Paúra, Pavor, Temor, Terror e Timidez são algumas das palavras usadas para inquietar, tirar a Paz, desestruturar a alma das crianças e adoslecentes.

O que há são explicações epidemiológicas para enfraquecer o espírito no âmbito mundial. A violência da sociedade tem um impácto no suicídio. Síndromes e distúrbios novos, em que as crianças e adolescentes ficam vivendo num mundo virtual, levando-as a um maior afastamento, instrospecção, a depressão e um isolamento, conduzindo-as ao abuso de drogas, desorganização familiar, alterações de condutas, gestações precoces, abuso e mau-tratos, o bullying, e todas essas atitudes estão fortemente associadas à melancolia, uma grande tristeza fincada no coração. Diz Itamar Melo…Suicídio na infância e na adolescência…é preciso romper o silêncio…Tristeza e solidão em tenra idade…Diz o psiquiatra Ricardo Nogueira…O álcool e a droga provocam dano no sistema nervoso central, e outro elemento que parece contribuir é o acesso fácil, instantâneo e detalhado a qualquer tipo de informação, propiciado pela Web. Nos últimos anos, houve exemplos de adolescentes brasileiros que tiveram o suicídio assistido e incentivado via internet. A rede também facilita atos coletivos. “Nas crianças e nos adolescentes, isso é mais forte, porque eles são mais sugestionáveis. Pelo fato de saber que alguém fez uma tentativa, outro adolescente vai lá e também faz. Isso mostra o quanto é importante ter um trabalho nessa idade…diz Berenice Rheinheimer.

Entre os mais novos, a situação é especialmente cruel, porque a total consciência sobre a morte se consolida apenas por volta dos 12 anos. Nessa faixa etária, estão se tornando frequentes casos de automutilação com lâminas, o que os especialistas interpretam como uma forma de aliviar a dor psíquica por intermédio da dor física. Para a Organização Mundial de Saúde, é preciso “deixar de ser tabu”…segundo estatísticas do Órgão, tirar a própria vida já é a segunda principal causa de morte em todo o mundo, para pessoas de 15 a 29 anos de idade. Só por meios justos pode-se alcançar um fim justo, e a violência psicológica caracteriza-se pela ação corrupta baseada na ira, que convence ou busca convencer o outro e, simplesmente, agride as crianças e os adolescentes tirando-lhes a alegria pela vida. Portanto, o livre arbítreo não é limitado por ninguém, são os próprios pais que tem que se limitar dentro do que acha certo ou errado para passar aos filhos. É preciso crer e compreender a situação na qual vive as crianças e adolescentes, e com os problemas que as angustiam. É preciso transmitir uma comunicação íntima, pais próximos, que ama seus filhos. O psiquiatra Nishida aponta para a internet a influência da pornografia online onde ninguém quer falar no assunto.

Disse o abomiável destruidor…”Mas estende a Tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não “blasfema” contra Ti na Tua face?”E disse o SENHOR a Satanás…Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão…Jó ficou no pó e nas cinzas…Então sua mulher lhe disse…Ainda reténs a tua “sinceridade”? Amaldiçoa a Deus, e morre!” Porém, Jó permaneceu com os seus lábios bendidos, e não saiu uma só palavra de maldição da sua boca, e o Senhor lhe restituiu tudo em dobro. Jó foi um vaso para conter a Unção de Deus. Mantendo a sua mente e a sua boca cheios de Palavras Abençoadas, ele não amaldiçoou o Altíssimo. Jó foi instruído a manter a Palavra e não o problema em sua boca e mente. O canal direto do Óleo de Alegria é manter o hábito do louvor, adoração e agradecimentos. Deus quer entrar na mente dos pais para que estes transmitam a unção de alegria aos filhos, através do Seu Santo Espírito. “O Senhor te ungiu muito mais do que todos os teus amigos e derramou sobre a tua cabeça o óleo da alegria”. (Hb 1.8)

Táticas de Poder para ameaçar, transmitir medo, assustar, assombrar, apavorar, terrificar, são práticas de influência exercidas para alcançar um objetivo específico almejado, transformando suas bases de poder em ações específicas. Ao sair dos lares, não se sabe se irá retornar com vida, a violência no trânsito, os assaltos constantes faz da população reféns da insegurança e da incerteza. Pais temem pela vida dos filhos, filhos pela vida dos pais, o esposo pela vida da esposa e vice-versa. Neste mar de abominações surgem as depressões crônicas, a sídrome do pânico, o stress e as doenças do sistema nervoso que conduz a perda da sanidade. São tantas as ameaças contra a vida, tantas Fobias que parece impossível viver sem amaldiçoar. “Porque Deus não nos deu o espírito de Temor, mas de Fortaleza, e de Amor, e de Moderação”. (2 Tm 1.7)

O livro de Neemias começa com um retrato da tristeza. Trabalhando em outro país, Neemias recebeu notícias dos seus. E a situação era de chorar…”lá na província estão derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo”. (Nem 1.3) Estar triste é estar dentro de si violentado psicologicamente, mas a “causa” pela Paz faz Neemias sair de casa, e em meio à grande celebração pela restauração dos muros de Jerusalém e da afirmação de outros compromissos, Neemias acrescentou…”Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao Nosso Senhor. Não se entristeçam porque a alegria do Senhor é a sua força. Em seguida, os levitas tranquilizaram todo o povo, dizendo…Acalmem-se, porque este é um dia santo. Não fiquem tristes! Então todo o povo saiu para comer, beber, repartir com os que nada tinham preparado e para celebrar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas”. Porque Deus é a própria Alegre”(Nem 8.10,12) Deus é a própria Palavra Abençoada.

Quando o Reino de Deus for derramado sobre sua família, o céu virá para dentro do seu lar. A unção da alegria é símbolo da Presença do Espírito Santo no ungido. Assim, o derramar do óleo da alegria trará celebração e festa, pois, no céu não há noite nem trevas, porque o Espírito de Deus é o Grande Sol da Justiça que brilhará eternamente, renovando os pais e filhos com a imposição de Suas Mãos, enchendo sua casa de muita alegria. Deus está derramando Sua Graça. O Senhor Jesus Cristo ensinou os segredos de uma vida repleta de felicidade. Sereis completos se estiver alinhados ao propósito da vida. O sal da terra que precisa salgar; a luz do mundo que naceu para brilhar; a cidade situada sobre um monte que não se pode esconder a candeia colocada no velador para iluminar os que estão na casa. Todos estes símbolos são o resultado de alguém que encontra propósito para ser feliz. Vós sois “Vaso” para conter a Unção de Deus. Conforme está escrito em Gálatas 5.22, alegria é um fruto do Espírito. “E dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo de alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados Carvalhos de Justiça, Plantio do Senhor, para manifestação da Sua Glória”. )Is 61.3) “Uma questão de decisão!”
Pra e Psicopedagoga”MÔNICA DRUZIAN”

Ref.
Saúde.ig.com.br/
G1.globo.com…/OMS suicídio
www.naomekahlo.com/…/o suicídio agora é o que mais mata adolescentes.
Da não-violência Ativa ou Firmeza-Permanente à Educação para a Paz, por Roberto Zwetsch.
Pastoral da Criança.

PSICOPEDAGOGIA ATRAVÉS DA PALAVRA

“VIDAS NAS PROFUNDEZAS”

“Eu Sou a Rosa de Saron, o Lírio dos Vales”. (Ct 2.1)

O conhecimento, de um modo geral, se dá por em um processo de relação entre aquele que conhece e aquilo que é conhecido, ou seja, Sujeito e Objeto. O Sujeito obtém a representação em sua mente do objeto a ser conhecido. O Objeto do Conhecimento tem dois aspéctos…Objetivo e Subjetivo. O Objetivo é referente ao conjunto de fenômenos exteriores à mente do Sujeito. O Subjetivo é quando o Sujeito, aquele que pensa, se torna o próprio Objeto do Conhecimento. O próprio conceito de Sujeito implica o de Objeto, e tudo está em tudo, em cada coisa. O próprio Enígma do Universo busca pelo Sentido da vida. Só há conhecimento se houver objetos, e só há objetos se houver Sujeito.

Gabriel Marcel, filósofo existencialista cristão, compreende que Deus não é um problema porque Ele não é como um objeto. Também não se fala de Deus, mas com Ele. O crer é sentir-se como no interior de Deus pela Sua Presença Absoluta. Essa relação não pode ser pensada porque trataria aquele que crê como Sujeito e Deus como Objeto. Segundo Marcel, “eu sou mais quanto mais Deus é para mim”. A crença em Deus é um modo de ser e não opinião sobre a existência de uma pessoa”. Esta é a mais alta participação do ser no amor. É a compreensão da intimidade, da plenitude, do vínculo e da comunhão. Deus não é uma demonstração racionalista e nem uma função subjetivista, mas o “Absoluto”. Com isso, a arte da existência humana consiste no encontro pessoal entre Deus e o eu. Deus é o Tu Absoluto, o outro, o eu.

O homem encarnado descobre o sentido para a vida, mas ao recusar e renunciar a própria identidade, perde-se no “ter”. O ter consiste nas coisas externas ao ser humano. Os objetos que uma pessoa possui podem ser uma ameaça ao seu viver. O apego ao ter, causa deficiência ao ser, mas o ser tem a primazia sobre o ter. O sobrenatural encontra-se fora do alcance do conhecimento objetivo da ciência. O corpo enquanto exterioridade comunica o “eu” interior, pois, o corpo é a primeira coisa que uma pessoa possui e constitui. O indivíduo só se realiza quando acolhe a transcendência e a condição de criatura de Deus. Dessa maneira, a fé resulta no memorável, no inesquecível, no ato antológico mais significativo.

Quando se tem uma roça de rosas, se mexe com vário tipos delas, e cada uma apesar de sua igualdade em nome, exige lá suas diferenças. O miolo da Rosa, fechado, faz com que a flor símbolize o Segredo do Conhecimento. O Conhecimento é o conhecimento das Quatro Causas. A Causa Material é aquilo de que uma coisa é feita A Causa Formal é aquilo que faz com que uma coisa seja o que é. A Causa Eficiente é a que transforma a Matéria, e a Causa Final é o objetivo com que a coisa é feita. Todas pressupõem uma Causa Primeira, o motor imóvel do Universo. O Ato explica a Unidade do Ser, a Potência, a multiplicidade e a mudança. Muitos existencialistas acreditavam que a grande vitória do indivíduo é perceber o absurdo da vida e aceitá-la. Eles acreditavam que se vive uma vida miserável, pela qual pode ou não ser recompensado por uma força maior. Se essa força existe, por que os homens sofrem? Se não existe e a vida é absurda em si mesma, por que não cometer suicídio e encurtar seu sofrimento?

Essas questões apenas insinuam a complexidade do pensamento existencialista. Para os ateus, a “ironia” é a de que não importa o quanto o ser humano faça para melhorar a si ou aos outros, pois o “eu” sempre vai se deteriorar e morrer. A pedagogia dessa Lei para os cristãos possui um profundo paradoxo. Cada pessoa sofre a angústia da indecisão até que ela faça um “salto de fé”, e comprometa-se a uma escolha particular pela própria vida. Soren Kierkegaard fala da “irracionalidade” na história de Abraão que foi usado como ilustração de fé, em primeiro lugar. A ideia de sacrificar o próprio filho por conta das instruções da voz de Deus atingiria a maioria das pessoas normais, mesmo aqueles nos tempos bíblicos, como bastante irracional. O existencialismo afirma a prioridade da existência sobre a essência. Para Sartre a existência precede e governa a essência. Com esta frase, os existencialistas rejeitam a ideia de que há no ser humano uma alma imutável, desde os primórdios da existência até a morte.

Para os existencialistas cristãos, o desespero existencial leva um indivíduo a um conhecimento da natureza infinita de Deus. Esta essência será adquirida através da sua existência, e o sentido pela vida tem como alvo educar o que é conceito, uma representação geral e abstrata de algo. O conceito pode ser considerado subjetivamente como ato de conceituar ou classificar os objetos, e objetivamente como conteúdo do ato. Por exemplo, o conceito Terra, é uma palavra muito significativa na Bíblia, particularmente no Antigo Testamento. Há duas importantes palavras hebraicas para terra. A Primeira é Adamah Terra, solo, chão. Originalmente, Adamh carregava o sentido de “Solo Vermelho”, arável e cultivável. Conforme o Livro de Gênesis, Javé Eloim modelou o Adam ser humano com o pó da Adamah Terra. (2.7) Por seu caráter geral e abstrato, os conceitos são considerados Universais, ou seja, pode-se dizer que a humanidade é constituída do pó da terra.

O Ser Humano possui uma estreita relação com a Terra. Essa ligação fica mais íntima quando se pensa no Alimento. O alimento, como gerador da vida, tem a ver diretamente com o trabalho do Adam ser humano e a fertilidade do Adamah Terra. Por isso entre o ser humano e a Terra não poderá acontecer Violência. Tanto o Adam ser humano como a Adamah terra são posses de Javé, e ambos estão sob o cuidado Dele. (Gn 2.6) Imersos numa contínua aprendizagem, sementes não diferencia distinção entre leste e oeste, mas do poder que a essência da energia e da força, faz brotar do interior para construir o próprio crescimento. Uma dos detalhes marcantes dessa “Santa Convocação” é o fortalecimento desta Essência entre os trabalhadores do campo. “Festa da Colheita”, porque se trata de uma cerimônia que gira em torno de uma sega de grãos, após um período de formação e maturação.

Originalmente, a Festa das Colheitas, Santa Convocação ou Pentecostes, é uma reunião de agricultores que se prolonga por sete semanas. O dia a dia está feito desta essência, assim como a natureza. Cada ser humano é a própria natureza, e o nome Pentecostes significa uma Convocação Solene, que é trazer todos os povos à Presença do Deus Criador. Este dia será um memorial que todos os povos da terra celebrarão como Festa ao SENHOR, como Decreto Perpétuo. (Ex 10.9) Portanto, Pentecostes é um período de solene alegria e ação de Graças pela proteção e cuidado de Deus. Santa Convocação é uma reunião ecumênica, aberta para todos os produtores e seus familiares, os pobres, os levitas e os estrangeiros. A celebração do ciclo da vida, da Essência de Deus que está na Origem da Vida da Semente, da Àrvore, do Fruto, do Alimento, que celebra a Ação de Deus que cria a Adamah, que sai a vida que sustenta Adam, a vida do mundo criado. Por isso, “Rosa de Saron” é uma referência simbólica ao Senhor Jesus Cristo, nascido através da idéia da beleza e perfeição atribuída de uma analogia com a Semente, a mais bela e perfeita dentre as flores do Vale de Saron.

Ninguém nasce uma árvore, torna-se árvore. Por isso, os que empreenderem uma busca sincera, alcançarão a concepção do Belo e do Bem em si mesmo. Os existencialistas se referiam à vida como única entidade que carecia de louvor. Mas, para os existencialistas cristãos, cada rosa que exala o mais puro perfume e beleza sem igual, convoca à Presença do Santo Espírito de Deus, a Essência natural que simplesmente é. A Sua Beleza não precisa ser mostrada, Ela faz parte através de suas flores. O valor de um símbolo se determina pela sua capacidade de conceituar a realidade espiritual. A Bíblia termina com o mesmo tema Glorioso do Pentecostes..”Vamos alegrar-nos e dar-Lhe Glória! Pois chegou a hora do casamento…(Ap 19.6,9) A Alegria do Casamento é a Santa Convocação. O casamento é utilizado para representar a união amorosa e sagrada entre o Senhor Jesus Cristo e Seu povo. O Dia de Pentecostes” é uma perícope do relato do grande Mistério da Vida. Diferente dos demais, o Objeto do Milagre é o próprio Senhor Jesus Cristo. O ponto da transiguração de Adamah, a natureza humana do homem, o encontro do temporal Adam com o Eterno. Sendo o homem limitado, toda a vida do homem tem necessidade de Ordem e de Adaptação para poder florescer.

A vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes simboliza o Fruto do Mistério Glorioso, um dos acontecimentos mais importantes de toda a Terra. Muitos estão confusos e rejeitam e zombam da descida gloriosa do Espírito Santo na terra…”Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste Mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da Glória”. (Cl 1.27) Aquele que é o Novo e Vivo caminho está substituindo o antigo. Naquele tempo as Escrituras Sagradas eram divididas em dois grupos de livros(rolos)… A Lei, constituída pelos cincos livros do pentateuco atribuídos a Moisés, e Os Profetas, constituído pelos demais livros proféticos. Toda a Lei e todos os Profetas anunciaram a Cristo. O Senhor Jesus é o tema central da Bíblia. Se olhar de perto, verá que, em tipos, figuras, símbolos e profecias, o Senhor Jesus Cristo ocupa o lugar central das Escrituras, isto além da Sua manifestação como está registrada em todo o N.T. “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do Meu Espírito derramarei sobre toda a carne (Adam), E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos”. (Atos 2.17)

As predições proféticas se chamam muitas vezes…”Visões”, isto é, coisas vistas. A Visão é uma clara imagem de capacidade para ver o que os outros não podem ver. Portanto, Visão Espiritual envolve ver além da Adamah, do mundo natural, do homem carnal (Adam), para o mundo espiritual. Vida nova é ordem interna, e toda a criação e cada criatura testemunham a Deus. O valor de um símbolo se determina pela sua capacidade de conceituar a realidade espiritual. Por isso, a Santa Convocação, o Pentecoste representa a descida do Espírito Santo no meio do seu povo, o movimento potencialmente global, tornando-se uma “Primavera Mundial”. Ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito, pois tudo tem seu tempo. O mistério está na semente, e há um tempo em que é preciso abandonar a casca, é tempo de travessia. Novo tempo para transformar-se na melhor edição feita do sentido de sua própria existência. Tempo de safra boas, ambiente de paz, de alegria, e de agradecimentos, pois, viver é nascer, é a presença da força ativa, do poder de Deus em ação, algo invisível aos olhos humanos, mas visíveis quando revelado….. “Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo”.(Atos 1.8)

“Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?”(Mt 7.16) Um jardim “fechado”, precisa de cuidados e dedicação. Nele poderá se encontrar diversos tipos de flores e árvores, mas, todavia precisará de muito apreço para mantê-lo livre das ervas daninhas e ataques de insetos. Rosa de Sarom é sentimento que nasce, cresce e cria raízes fincadas no coração, que une todas as outras rosas, uma criação da flora, cujo reino implantado crescerão e multiplicarão da Glória do Senhor. Isto significa compreender a partir do que significa o outro. O ser humano dá sentido a sua existência no ato de relacionar-se com sua beleza interior. Reservado e recluso somente para Deus, este jardim tem uma fonte que nasce da alma, e todo seu processo de identificação se desenvolverá das profundezas, daí se torna Sujeito. O povo de Deus é um “Jardim Fechado”. E, cabe lembrar que, para entrar em um ambiente restrito, fechado, precisa-se de autorização. A imagem por trás de seus muros com o portão trancado, sugere que a área é reservada exclusivamente para Aquele a quem o jardim pertence legalmente. “Jardim Fechado…Manancial recluso, Fonte Selada”. (Ct 4.12)

Pra e Psicopedagoga…”MÔNICA DRUZIAN”

Pesquisa-

Gloogle/Wikipédia

Stanford Encyclopédia of Philosophy

Soren Kierkegoord- Fear and Trembling

 

remandoAntigamente no A.T. Jeová era o chefe da nação, habitando entre os querubins. Nele se concentravam todos os poderes: o legislativo, o judiciário e o executivo. Como legislador, promulgava a lei fundamental do estado aos ouvidos da congregação. Depois disto, exercia o seu governo, em grande parte, por meio de seus delegados.

Ex: 25.22- E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.

Deus escolhia as pessoas mais insignificantes, mais humildes, e as capacitava segundo a Sua vontade.

Deus pessoalmente escolheu Moisés. Ex: 4.10- Então, disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! Eu não sou homem eloqüente, nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. Moisés se achava incompetente para representar Deus. Ele era um homem inadequado para falar de modo persuasivo ou confrontar alguém. Nem de ontem, nem de anteontem indica a sua perspectiva de que seu problema já vinha de antes e que o seu encontro com o Senhor não mudou a situação. Deus poderia ter escolhido o seu irmão Arão, mas Deus escolheu um homem justo e fiel, para ser seu representante na terra.

O homem que Deus escolhe sai do seu limite para ser ilimitado. De medroso passa a ser corajoso.Paga o preço pelo desafio, sem medo e sem temor.

Isaías -6.5-

Então, disse eu: ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. 6- Mas um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirava do altar com uma tenaz; 7- e com ela tocou os meus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e purificado o meu pecado.

O profeta agora iluminado, purificado e chamado está pronto para oferecer-se como voluntário para o difícil ministério profético. – Envia-me a mim.

1Sm 3.3- Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.

Samuel, ainda criança, foi chamado por Deus enquanto dormia. Samuel foi tido como proeminente líder espiritual. Deus o usou para pôr em ordem a monarquia teocrática. Como homem de grande espiritualidade e dotado do dom profético, Samuel sabiamente conduziu Israel a um avivamento no culto a Deus.

Deus vocacionou Samuel para proclamar sua palavra ao povo, para proclamar sua palavra ao povo, para prover um exemplo de fidelidade à sua vontade, para chamar o seu povo ao arrependimento e à renovação e para agir como mediador entre Deus e o seu povo. A escola de profetas em Ramá estava sob a direção de Samuel. Homens que eram ensinados a respeito da vontade de Deus.

Quando Deus mandou ungir Davi Deus disse a Samuel: não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. l Sm. 16.7.

Outro grande profeta aos olhos de Deus foi Jeremias.

Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta. Então, disse eu: Ah! Senhor Jeová! Eis que não sei falar, porque sou uma criança. Mas o Senhor disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles, porque Eu Sou contigo para te livrar, diz o Senhor. E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Jr.1.5 à 9.

Em todos os momentos Deus manda aos seus escolhidos para não ter medo, pois, Ele é a força dinâmica e Seus propósitos se realizarão através dos que Ele escolheu e os envia mesmo entre tempestades, lutas, perseguições. Deus não desamparará. Deus capacita os que ele escolhe. Ser capacitado é ser apto, hábil, ter qualidade de satisfazer para um determinado fim. Ousado é ser destemido, corajoso, atrevido, audacioso, é tentar coisa difícil ou perigosa; é ser destemido, sem temor, intrépido, audaz. Onde ele estiver Deus estará com ele.

No N.T. em Atos dos Apóstolos, a descida do Espírito Santo os capacitou a serem ousados.

Atos 4.31 E, tendo eles orado, moveu-ser o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia- sinceridade, elocução sem reservas, liberdade de expressão, com franqueza.

Atos 4.13 Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indultos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus.

Sem letras- significa que os discípulos não haviam recebido instrução formal nas escolas rabínicas.  Indoutos- descreve-os como leigos comuns, não como profissionais peritos.

O poder divino superando toda a resistência humana. Um homem guiado pelo Espírito Santo.

Atos 5.12- E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos.

Prodígios- acontecimentos extraordinários, coisas sobrenaturais, manifestações incomuns. Atos que são tão inusitados e que podem fazer com que o observador fique maravilhado ou admirado.

Prodígios e grandes sinais não são características exclusivas do ministério apostólico. Mas de todos aqueles que são chamados aos que são ordenados pelas mãos do Espírito Santo para uma transferência de autoridade e responsabilidade reconhecendo uma identificação mútua. Pedro disse: não tenho prata, nem ouro, mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus, o Nazareno, levanta-te e anda. Atos 3.6.

A cura do mendigo coxo foi realizada pelo poder de Cristo operando através dos apóstolos. Algo muito mais valioso é a autoridade delegada do Próprio Deus, abençoando o seu povo com o derramamento do Espírito Santo sobre os remanescentes que fielmente o buscarem e vencerem o mundo, a carne e o domínio do mal.

Cristo, com os seus exércitos celestiais realizarão através do Espírito Santo o triunfo de Deus e do seu reino. Temos que vencer o medo de passar vergonha, rejeição, críticas ou perseguição. A graça de Deus através da renovação do Espírito Santo ajudar-nos-á a falar com ousadia a respeito de Jesus.

Sinais- geralmente se refere a atos miraculosos realizados para demonstrar a existência do poder divino de advertir ou encorajar a fé. Os termos cheios, revestidos e com autoridade descrevem a capacitação dos seus escolhidos para desafios especiais e a responsabilidade da chamada divina.

Paulo e Silas estavam sofrendo a humilhação do encarceramento, tendo seus pés presos ao tronco e as costas laceradas por açoites. No meio desse sofrimento, no entanto, oravam e cantavam hinos de louvor a Deus.Aprendemos da experiência missionária deles: que a alegria do cristão vem do interior e independe das circunstâncias externas; a perseguição não pode destruir nossa paz e nossa alegria; os inimigos de Cristo não poderão destruir a fé em Deus,mesmo no meio das piores perseguições, Deus dá graça suficiente sobre aqueles que sofrem por amor ao Seu nome.Repousa sobre os seus filhos a autoridade do Espírito Santo. Ele sempre estará conosco para nos ajudar, guiar, consolar, fortalecer, proteger e nos livrar de todo o mal.

Atos l8. 9- Não temas, mas fala e não te cales; porque Eu Sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal.

DUAS FACESO CHAMADO É FAZER ALGO PARA Deus. A profissão eu escolho; o chamado eu recebo.

Exerço uma profissão para mim mesmo; o chamado é algo que faço para Deus.

A profissão me promete status, dinheiro ou poder; o chamado promete dificuldades e até certo sofrimento. A carreira profissional pode acabar em aposentadoria. O chamado só termina quando se morre. As recompensas da carreira profissional podem ser visíveis, mas temporárias. A importância de um chamado dura toda a eternidade.

Quando Deus chama alguém, Ele o capacita a cumprir seu chamado mesmo sob as circunstâncias mais adversas.

Qual a diferença de estar em missão ou fazer da missão uma profissão?

Um profeta é alguém que fala antecipadamente, alguém que anuncia antes uma mensagem divina que, às vezes, pode incluir o prenúncio de eventos futuros. Os profetas são especialmente dotados de discernimentos nos conselhos do Senhor e servem como seu porta-voz. Profecia é uma dádiva do Espírito Santo.

Apóstolos é um mensageiro especial, delegado, alguém comissionado para uma tarefa ou especial, alguém que é enviado com uma mensagem.

Marvin Vicente registra três características de um apóstolo:

Alguém que teve um encontro visível com o Cristo ressuscitado; b- alguém que funda igrejas; c- alguém que ministra com sinais, prodígios e milagres.

Ministros, portanto, é trabalhar para o povo.

Falsos pregadores-Obreiros fraudulentos- levam seus seguidores ao naufrágio espiritual.

Satanás, o grande enganador, utiliza homens maus como seus agentes, transformando-os em falsos apóstolos e obreiros fraudulentos.

A Bíblia diz que esses ministros e líderes enganosos são pessoas que, capacitadas por Satanás, dão a impressão de realizarem grandes coisas na obra de Deus, pregam mensagens evangélicas atraentes, e, aparentam serem pessoas santas, mas na realidade, são lobos devoradores, sempre esperando para dar o bote final nas ovelhas desamparadas. Imitam os verdadeiros ministros de Cristo e colocam na sua mensagem toda “aparência de piedade “. Parecem sinceramente solícitos e amorosos, e falam em perdão, paz, felicidade, fraternidade e muitas outras coisas construtivas, mas vivem sob influência de Satanás.

O evangelho deles é, geralmente segundo o raciocínio humano, e não uma interpretação verdadeira da revelação de Deus.

IRMAOSFilemom 1.10-Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões.

Onésimo- um escravo pertencente à Filemom tinha fugido, e é possível que tivesse levado consigo alguns bens do seu senhor. 18-E, se te fez algum dano ou te deve alguma coisa, pões isso na minha conta.19-Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi: Eu o pagarei, para te não dizer que ainda mesmo a ti próprio a mim te deves.

Não se sabe como, ele chegou a Roma, teve contato com Paulo e se converteu a Cristo, mediante o ministério do apóstolo. Paulo escreve agora, esta carta, pedindo a Filemom que aceite Onésimo de volta, com bondade, amor e perdão.

Onésimo já não pode ser tratado como escravo, mas como um companheiro cristão e um irmão amado; uma pessoa que, aos olhos de Deus, está em pé de igualdade com o apóstolo Paulo e com Filemom.

Paulo semeia as sementes da abolição da escravidão. Paulo escreveu esta epístola da prisão, como uma carta pessoal a um homem chamado Filemom.

Filemom era um senhor de escravos e membro da igreja de Colossos. Onésimo era um escravo de Filemom que fugira para Roma, e Paulo apreensivo, envia Onésimo de volta a Filemom.

Segundo a lei romana, um escravo fugitivo era possível da pena de morte. Paulo chama a atenção para o fato que Onésimo (cujo nome significa útil) era anteriormente “inútil”, mas agora é “útil “tanto a Paulo como a Filemom. Paulo se identificou tanto com um escravo que o chamou “meu coração”. 12- E tu torna a recebê-lo como ao meu coração.

O racismo ou escravidão não pode existir entre pessoas que conhecem a verdade da fraternidade cristã. Onésimo já não pode ser tratado como escravo, mas como um companheiro cristão e um irmão amado;uma pessoa que, aos olhos de Deus, está em pé de igualdade com o apóstolo Paulo e com Filemom.

Somos forasteiros e peregrinos neste mundo. Devemos trabalhar pela justiça. Justiça são respeito dos direitos, faculdade ou poder de julgar o direito de cada indivíduo, punindo ou recompensando, reconhecer os inocentes.

Onésimo tinha agora um tratado de aliança com Filemom. Aliar é unir, ligar, combinar, associar. Eles estavam ligados, unidos um ao outro pelo sangue derramado de Jesus na cruz.

Jesus Cristo veio para unificar a raça humana.

Atos.10.34-E, abrindo Pedro à boca , disse: Reconheço, por verdade, que Deus, não faz acepção de pessoas.

Deus não tem nenhuma nação ou raça predileta, nem favorece qualquer indivíduo por causa da sua nacionalidade, linhagem ou posição na vida. 35- Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação , o teme e faz o que é justo.

Temos uma família imensa, mas nem todos os membros se conhecem. Africanos, Colombianos, Coreanos, Italianos, Libaneses, Alemães etc. Filhos de Deus em Cristo Jesus espalhados pelo mundo com esperança e encorajamento.

Jesus Cristo veio para unificar a raça humana. Todos tem direitos iguais.O tipo de relações que tivermos com nossos semelhantes vai determinar  a qualidade de nossa existência. Como você trata os mais velhos, os pobres, os negros, os deficientes, os excepcionais, os paralíticos, os cegos, as mulheres, as crianças, enfim, você será lembrado como um Adolf Hitler (destruidor), ou Um Albert Schweitzer, Madre Tereza de Calcutá, Francisco de Assis, etc. que voltaram para o ideal de servir a humanidade.

Uma das chaves para restaurar a comunhão é reconhecermos o valor das pessoas como Deus as vê. Se Cristo esteve disposto a morrer por todas as pessoas que viessem a viver sobre a terra, quem somos nós para questionarmos com preconceitos ou racismos o valor de uma vida.

Atos 1.8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

vidaEnredar= fazer cativo. Significa prender com violência e encerrar a idéia de pilhagem e seqüestro; apodera-se de seus pensamentos, destrói as fortalezas mentais e através de suas necessidades à derrota.

Uma das necessidades básicas da natureza humana é servir para algo. A mãe que de repente não tem mais de quem cuidar. Cai sobre ela grande abatimento, pois, as crianças se tornaram adultas, casaram-se, saíram de casa. Talvez ela jamais tenha pensado em algo além do próprio lar.A mãe agora sente-se sem função.

A aposentadoria acaba sendo outro fator de abatimento. A pessoa pensa em descansar depois de tantos anos de trabalho.De repente a aposentadoria o transforma em uma pessoa doentia e sem vigor.

Pessoas sem planos, sem sonhos, sem objetivos, se tornam alvos para serem cativas. Paulo adverte: cuidado que ninguém vos venha enredar( fazer cativo).

Estar em guerra, dividir os sentimentos, dividir a faculdade de percepção; portanto, a observação dos fatos é defeituosa e até mesmo falsa, as atitudes e as decisões quase sempre são injustas.

Uma mulher que não aceita a separação, geralmente proíbe os avós paternos de poder ver os netos. Um marido que não aceita a separação, jamais deixará a sua ex-mulher ser novamente feliz, é incapaz de admitir que a vida com ela terminou , vislumbra vários cenários horríveis , acaba por envenenar a sua própria alma, não consegue enxergar com apreensão.São forças antagônicas trabalhando para destruição da sua mente, catastrófica, e cria o pior de todos os desfechos possíveis.

Ef. 6.12 Eis que a nossa luta não é contra a carne e o sangue, e sim, contra os dominadores deste mundo.

Estes principados e potestades bloqueiam o caminho da verdade, camuflam seus pensamentos para que você possa entrar em desesperança, desânimos, tentando de todas as maneiras fazer a alma cativa.

A alma deve encontrar a paz e segurança no Salvador. Fomos unidos a Cristo, a cabeça do corpo, e nada, nem pessoa alguma, nos devem separar desta íntima e vital comunhão.E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. Os cristãos não são mais prisioneiros de principados e potestades. A obediência total de Jesus na cruz, Ele triunfou sobre o ataque combinado das hostes satânicas. Tais principados e potestades já foram despojados e expostos publicamente ao desprezo na cruz.

Buscai as coisas lá do alto. As coisas do alto são, portanto o trono da graça e o ministério daquele que está assentado acima. Este trono foi estabelecido para que nos aproximemos com segurança a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.Buscar as coisas lá do alto é ser socorrido nas nossas necessidades e fortalecidos nas nossas fraquezas. Se existe a paz, o reconhecimento estará presente.

Uma mente sadia é aquela que produz louvor, adoração, ações de graça, mesmo nas fraquezas. Paulo disse: quando sou fraco, então sou forte.Eu posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Eu posso expressar meu amor, minha gratidão através de salmos, hinos e cânticos espirituais.

Deus disse: a minha graça te basta. A graça de Deus está conosco. Receber a graça da parte de Deus é receber a sua própria vida. Nenhuma coisa poderá nos capacitar a vencer o mal se não for à vida de Deus em nós.

Col.1.13 Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor.

Agora estamos no Reino de Cristo e debaixo do Seu domínio. Jesus Cristo nos deu a salvação que é o livramento, a proteção contra o mal, é a certeza de chegar à meta final com segurança. Jesus nos resgatou do império das trevas. Redenção- resgatar mediante o pagamento de um preço.

Você é livre. Solte-se, liberte-se.

Para Deus não existe tempo. Não existe velho, o ser humano sempre se renova.Tudo o que é mecânico envelhece, mas , você é a imagem do próprio Deus, um organismo se renova a cada dia.

Você está vivo, sinta o ar, ouve o som do seu coração e seja feliz.

arrependimentoJonas 4.1-Mas desgostou-se Jonas extremamente disso e ficou todo ressentido. 3-Peço-te, pois, Ó Senhor, tira-me a minha vida, porque melhor me é morrer do que viver.

Jonas, profeta de Deus, foi escolhido para pregar o arrependimento ao povo de Nínive, que era capital da Assíria, uma nação perversa, cruel e imoral.

Israel odiava os assírios, e os considerava uma grande ameaça à sua sobrevivência.

Jonas se recusou a entregar a mensagem de Deus à Nínive, porque receava que os seus habitantes se arrependessem, e Deus os livrasse do juízo. O profeta não queria que o Senhor tivesse misericórdia de nenhuma nação, exceto Israel, e sobretudo que não tivesse compaixão da Assíria.

A responsabilidade de Jonas, dada por Deus era, entregar a mensagem de arrependimento quer os ninivitas a acolhessem, quer não. Jonas não priorizou a vontade de Deus e, preocupado mais com a segurança física dos israelitas, ao invés de rumar para nordeste, em direção a Nínive, Jonas embarca para o oeste, cujo destino era Társis.

O resto da história todos já conhece. Jonas é lançado ao mar, por desobediência, e Deus providencia uma baleia para salvar-lhe a vida. Dentro do peixe Jonas ora a Deus, promete obediência, e o peixe o vomita em Nínive.

Jonas prega o arrependimento ao povo de Nínive. O rei conclama a todos jejum e oração, até mesmo os animais jejuaram. Os ninivitas se arrependeram, se humilharam, jejuaram e vestiram-se de panos de saco e Deus os perdoou.

Jonas não se conformou com o que Deus fez e pediu para morrer.

ESGOTAMENTO- desgaste por empenhar-se excessivamente em alcançar uma expectativa irreal imposta por si mesmo ou pelos valores da sociedade.

Uma pessoa esgotada é alguém em estado de fadiga ou de devoção a uma causa, a um modo de vida ou a um relacionamento que deixou de produzir a recompensa almejada.

Sempre que o nível de expectativa é dramaticamente oposto à realidade e a pessoa insiste em alcançar essa expectativa, haverá problemas pela frente.

O esgotamento também tem sido definido como “síndrome de exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal reduzida que podem ocorrer entre indivíduos que precisam dar certo de uma maneira ou outra.”

O esgotamento é uma reação à tensão emocional crônica de lidar excessivamente com outros seres humanos. Se você quiser uma explicação simples sobre a maneira como as pessoas reagem quando sofrem um burnout, analise a palavra em si (burn), que dá a idéia de calor, fogo, explosão ou raiva. Algumas pessoas ficam com raiva do trabalho, da família, dos amigos ou dos patrões. Trata-se de uma raiva que se agita sob a superfície e está pronta para ferver e espumar diante da menor provocação. A segunda parte da palavra é out (fora). Nada foi deixado dentro. É como se a pessoa tivesse se desvencilhado da vida. Ela desiste, dizendo que nada pode ser feito e que não há mais esperança.Esgotamento significa um vazio completo.

A Palavra de Deus nos diz claramente que não nos livraremos dos problemas só porque as circunstâncias são calmas e pacíficas. A sensação de paz é uma reação que se origina da aplicação da Palavra de Deus diante das dificuldades. Alguns indivíduos concentram-se no objetivo que desejam alcançar, sem se importarem com a luta travada ao longo do processo.Os outros poderão errar, mas eu não.

O amor de Deus pela humanidade alcança os perdidos em todos os lugares. Deus enviou Seu Filho Jesus para morrer em prol da humanidade. O ressentimento do profeta contra Deus, é inadmissível.

Fazendo uso de uma planta, de um verme e do vento oriental, Deus ensina ao profeta contrariado, que Ele deleita em colocar Sua graça à disposição de todos, e não apenas de Israel e Judá.

A regeneração é a nova criação e transformação da pessoa, efetuada por Deus e o Espírito Santo. Por essa operação a vida eterna da parte do próprio Deus é outorgada ao cristão, e este se torna um filho de Deus.

O objetivo principal da vida do cristão é agradar a Deus, e promover a Sua glória. Valorizar os interesses celestiais e espirituais muito acima dos da terra.Os seguidores de Cristo dão pouca importância aos prazeres, filosofias, sucessos, valores alvos ou métodos do mundo. A preocupação do cristão está na vida eterna, pois, não existe nada tão precioso neste mundo que eles não deixem por amor ao Senhor Deus.

Regeneração- Jo3. 3 Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.

Jo20. 22- E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: RECEBEI O ESPÏRITO SANTO.

Que este Espírito Santo também possa entrar no teu coração, Em Nome de Jesus. Amém.

epidemiaO Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas para os ferir. Ex.12.23-

Tanto o homem quanto a mulher foi uma criação especial de Deus, não um produto de evolução.

Gn. 1.27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

Foram criados como seres pessoais tendo espírito, mente emoções, autoconsciência e livre arbítrio. O fato de seres humanos terem sido feitos à imagem de Deus não significa que são divinos. Foram criados segundo uma ordem inferior e dependentes de Deus.

A outorga da vida aos seres humanos é descrita como resultado de um ato especial de Deus. Deus é a fonte suprema da vida humana. É importante compreender o relacionamento entre a vontade de Deus e a responsabilidade humana. Realmente não é da vontade de Deus que alguém pereça, mas mexer em Sua criação terá que receber orientação e sabedoria do Próprio Criador.

Biologia significa estudo da vida. Porém, como não se tem ainda um conhecimento preciso sobre a vida, o conceito de Biologia restingue-se ao estudo dos seres vivos.

O estudo das células denomina-se Citoplasma. O DNA está no núcleo e a proteína é sintetizada no citoplasma (ribossomos).

DNA      RNA – Esses dois ácidos, que constituem a base química da hereditariedade, são encontrados em todos os seres vivos. Somente no vírus é que vamos encontrar só RNA ou só DNA,associado a proteínas. O RNA, por sua vez, é encontrado tanto no núcleo quanto no citoplasma. Sua função é o controle da síntese de proteínas. Para que um organismo seja vivo, deve apresentar as seguintes características:ácidos nucléicos e proteínas. Na composição dos seres vivos devem ser encontradas moléculas desses dois tipos de substâncias.

Dos ácidos nucléicos conhecem-se o DNA ou ADN (ácido desoxirribonucléico) e o RNA ou ARN (ácido ribonucléico).

BIOTECNOLOGIA- é a tecnologia que transfere genes humanos para animais e plantas, cientistas transformam criações da mãe natureza em indústrias de substâncias usadas no combate a diversas doenças. “Não se pode negar que, ao se modificar geneticamente um organismo, há sim certo perigo para a natureza, daí o rigor obrigatório a esse tipo de estudo, reconhece Everson Alves Miranda, da Unicamp”.

Sl. 89.48- Que homem há, que viva e não veja a morte? Ou que livre a sua alma do poder do mundo invisível?

O mundo está entrando em sombras. Podemos morrer em massa. Pânico Geral- terremotos, maremotos, rotavírus, vírus eqüino, suíno, bovino. A natureza está gemendo com o desmatamento, poluição sonora, do ar. Meus Deus, tem misericórdia dos humanos. Nossa casa está suja e desorganizada, uma turbulência e um medo global, estamos vivendo uma Pandemia.

Será possível encontrar um caminho intermediário entre ignorar ameaças reais e sucumbir a pânicos coletivos? O pânico coletivo é como pequenas brasas cobertas por cinzas, que, devidamente sopradas inflama-se rapidamente e, vira um fogo.

O mundo está com medo, a população está apavorada. Estão perdendo o controle da situação.

Ex.14.13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará.

Deus disse que iria abrir o mar, mas eles teriam que confiar. A presença da nuvem e do fogo permaneceu entre eles até chegarem à terra prometida.

O Faraó caminhava contrário à vontade de Deus. O coração Dele estava oposto à vontade de Deus.

As dez pragas eram sinais e maravilhas para demonstrar ao Egito e ao mundo, que o Senhor é Deus, sobre todos os deuses, seres humanos e sobre todos os poderes do mal. Mesmo com pragas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei?(5.2).

Deus permitiu que ele experimentasse as pragas, para que soubesse que Só o Senhor é Deus. Faraó foi muito cruel com o povo de Deus, fazendo-os de escravos e mandando matar todas as crianças do povo de Israel.A crueldade com que eles tinham tratado os hebreus se voltou contra eles mesmos. Estavam ceifando aquilo que tinham plantado.

O povo de Deus não deve temer e nem entrar em pânico, pois, O próprio Senhor Deus virá para nos proteger. Apenas passe o sangue do Cordeiro no umbral da tua casa. Rm. 13.14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus.

Ex.12.13 E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortalidade.

Malaquias 4.2,3 – Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas; e saireis e crescereis como os bezerros dos cevadouros.

O dia do Senhor implica em confiar e acreditar que estamos debaixo das asas de Deus e, debaixo da Sua sombra estaremos seguros. Não temeremos, nem nos assustaremos, pois, Deus nos livrará de todo o mal.

voarComensalismo é o fenômeno pelo qual um animal se alimenta das sobras ou restos da alimentação de outro, sem que isto lhe cause qualquer prejuízo. Tal fenômeno é encontrado entre o tubarão e o peixe-piloto, que o acompanha nas longas voltas pelo mar. Outro caso de comensalismo é o da rêmora ou peixe-piolho, que costuma fixar-se por ventosas ao corpo do tubarão, aproveitando os restos da alimentação deste.

Toda a criação de Deus tem um propósito e utilidade.

Qual a utilidade da pulga? Recentemente foi descoberto que as pulgas curam doentes mentais e, por conseguinte são úteis.

Todos nós nascemos com alguma utilidade. Existem pessoas que se esquecem de si para fazer o bem pela humanidade. Nascemos para algum fim. Não somos incapazes ,nascemos com a capacidade de aprender.

Havia um pássaro que presenciava todos os dias, a sua espécie, esperando o barco chegar, para poderem se alimentar dos restos que os pescadores jogavam no mar. Esta gaivota não se conformava com este tipo de vida, era muito humilhante; ela então decide aprender buscar o seu próprio alimento.

A gaivota começou a observar que os peixes pulavam fora da água, e, resolveu aprender um vôo preciso. Foram milhares de tentativas frustrantes, mas cada vôo ela tinha uma nova experiência. Foi aperfeiçoando o seu vôo, até que um dia com sua agilidade e um vôo preciso, teve o êxito desejado.

A gaivota quis ensinar seus amigos, mas muitos preferiram continuar na acomodação. Era mais fácil não esquentar a cabeça.

Jesus fala de uma parábola sobre os talentos. O Senhor a um deu cinco talentos,a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.

E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles e granjeou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que recebera dois granjeou também outros dois. Mas o que recebera um, foi, e cavou na terra, e escondeu o dinheiro do seu senhor. E, muito tempo depois, veio o senhor daqueles servos e ajustou conta com eles. Então, aproximou-se o que recebera cinco talentos e lhe entregou mais cinco talentos. O que recebera dois talentos lhe entregou mais dois talentos. O que recebera um talento, não apresentou nada, pois atemorizado, escondeu na terra o talento e só deu ao senhor o que era dele. Mt. 25-29- Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que tiver, até o que tem ser-lhe-á tirado.

O servo fiel é aquele que acredita na vida, não tem medo das lutas, persevera, cai e levanta não se conforma com as derrotas e caminha rumo ao vôo preciso.

Imaginem se os discípulos tivessem tido medo na hora da perseguição?O trabalho dos discípulos por Cristo, e sua luta contra o mal, expô-lo-á aos contra-ataques deste. O discípulo tem que ser igual ao Mestre, não deverá temer, porque o Espírito Santo e o Pai os sustentarão.

Jesus ensina que os fiéis filhos de Deus têm grande valor para seu Pai Celestial. Isto significa que Deus se importa com você e com suas necessidades, provações e tristezas. Você é tão importante para Deus que Ele preza sua fidelidade, seu amor e a sua lealdade para com Ele, acima de todas as coisas terrestres.

Um cristão não desiste de lutar. Em meio às provações e aflições você vai crescer .Jesus Cristo encoraja seu povo com as palavras alentadoras: Não Temais. Suas palavras de encorajamento estão fundamentadas no seu poder ilimitado e no seu grandioso amor pessoal para com todos quantos realmente lhe pertencerem. Em todas as circunstâncias as portas do inferno não prevalecerão

Não seja como um peixe-piolho, não se fixe nas costas de alguém com medo da vida.

Resgate significa o preço pago para obter a liberdade de alguém. Trata-se de ser livre das algemas, da prisão, do castigo, da condenação. Jesus Cristo pagou um alto preço por sua liberdade.A gaiola está com a porta aberta , é só você aprender a voar e ir em busca da liberdade.

O passarinho para aprender a voar, sua mãe o leva nas alturas, e quando está bem alta, a solta. Ele fica desesperado pensando que vai cair e então começa a bater suas pequenas asas.Quando ele pensa que vai se espatifar no chão, sua mãe passa por baixo e o sustem.Assim acontece por muitas vezes.Um dia quando o passarinho menos espera, ele já está voando.

Aprenda a voar e depois Love ao Senhor.

Salmo l50. Louvai ao Senhor!

Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.Louvai-o com o adufe e a flauta; louvai-o com instrumento de cordas e com flautas. Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.

“TUDO O QUE FÔLEGO LOUVE AO SENHOR “.

maeExistem pessoas que passam pela vida e apenas são lembradas; outras são esquecidas e o tempo sempre apaga. Mas Mãe permanece para sempre,marca presença,sempre será lembrada,porque Ela é luz, é calor, é vida, sempre dá esperança, ânimo, sempre nos conduz.

Mãe é uma estrela guia que brilha de noite e de dia.

Todos passam e a gente passa pelos outros, mas Mãe nunca passa, porque se ela não está na terra, com certeza está no céu; igualzinho a Virgem Maria, reluzente, resplandecente, iluminada, pois Mãe sempre é agraciada.

Bendita foi à semente que foi gerada no ventre “JESUS”, pois, do bendito fruto da Virgem nos trouxe a preciosa luz.

Deus Conosco sempre brilha ,e sempre brilhará, é só olhar nos olhos de uma criança, Jesus ali está. A Estela Resplandecente da Manhã também está com a Mãe, quando olha seu filho esquece da dor e sorri, pois do céu caiu uma estrela para lhe fazer feliz.

Assim é a vida. Estrela vai, estrela vem, e esta cortina do céu jamais se apagará, porque a estrela sempre brilha através de um olhar.

E este olhar misericordioso está nos olhos de Jesus, Seus olhos são chama de Fogo que ilumina e conduz.

PARABÉNS Mães – São os sinceros votos de uma mãe que tem uma estrela no céu e, duas estrelas na terra.

Escrito por Pra. Monica Druzian.